A terceira cruzadaA Terceira Cruzada pode ser compreendida como uma reação cristã à conquista de Jerusalém pelo líder muçulmano Saladino em 1187. A expedição teve como principais condutores os reis da Inglaterra e da França, respectivamente Ricardo I e Filipe Augusto, além do imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Federico Barba Ruiva, o que a levou a ser popularmente conhecida como a Cruzada dos Reis. Embora tenha reunido inicialmente um grande exército, ela se revelou um fracasso no seu objetivo principal.Assim como as anteriores, a expedição foi organizada a pedido de um papa, na ocasião Gregório VIII, e buscou construir e consolidar a supremacia europeia durante a Idade Média. Além da participação ativa de monarcas cruzados, a terceira cruzada, ocorrida entre 1189 e 1192, tem como característica uma maior tolerância entre líderes cristãos e muçulmanos.
Esses islâmicos ficam tomando a terra sagrada de volta toda vez que a conquistamos!
Já chega disso! Dessa vez nós reis vamos resolver essa palhaçada.
Concordamos!
Os dois reis saíram ao mesmo tempo, porém se separaram por diferentes rotas. Mas eles não chegaram junto ao mesmo destino pois um deles teve problemas com a embarcação
Sim senhor!
Não quero saber se ouve problemas com a embarcação, eu só quero que o barco funcione agora!
O rei Francês no caminho conseguiu conquistar muitas terras importantes, porém, apesar do sucesso até então, Filipe Augusto desistiu da cruzada devido às más condições de saúde e retornou à França prometendo não atacar as terras de Ricardo. Enquanto isso o Rei inglês chegou na Palestina.O rei inglês permaneceu na Palestina onde venceu as batalhas de Arsuf e de Jaffa diante de Saladino, porém suas tropas, agora sem o apoio de Filipe e de grande parte do exército alemão, não contavam com homens suficientes para sitiar a Cidade Santa. Com o exército enfraquecido, Ricardo firma um acordo diplomático com o líder sarraceno: Jerusalém permaneceria sob domínio muçulmano em troca da garantia da abertura da Terra Santa aos peregrinos cristãos, desde que desarmados. Os cruzados mantiveram a área conquistada, uma faixa costeira contínua de Tiro a Jafa, consolidando os estados cristãos no Oriente.