Oi! Hoje vim contar a história de Nahash, o rei de Amon. Primeiramente, seu nome significa “cobra”, mostrando que a crueldade é muito presente em sua personalidade.
VOLTANDO AO PASSADO...
De início, Nahash desejava que a cidade de Yavesh Guilad fosse dele. Portanto, cercou a cidade com a intenção de conquistá-la logo. Assim, quando Nahash mostra sua intenção, o povo judeu se desespera, implorando para que o rei não fizesse isso com a cidade deles. Assim, os judeus falaram que pagariam o que fosse preciso para que ele não atacasse o lugar.
Entretanto, além de pedir os impostos, Nahash mandou todos arrancarem um dos seus olhos (para ficarem mais indefesos e fracos nas guerras). O povo se desesperou novamente e pediu 7 dias para tomarem uma decisão. Para que o pedido fosse aceito, o povo combinou que se em 7 dias não aparecesse ajuda para eles, Nachash poderia arrancar os olhos de todo o povo (não só daquela cidade).
7 dias
Impressionantemente, Nahash deixou. Isso ocorreu, pois ele tinha certeza de que o povo não iria coseguir ajuda já que eram muito “fracos”. Além disso, Nahash se considerava poderoso e invencível. Portanto, para pedirem por ajuda, o povo mandou as notícias para os mensageiros. Felizmente, Shaul ficou sabendo da situação e reuniu todo povo para ajudá-los. Para chantagear o povo a participar, Shaul mandou mensageiros para todos os lugares de Israel com um pedaço de boi morto (eram dois bois no total).
A mensagem era em um pedaço de boi morto, e ele avisou que quem não fosse para a guerra, o mesmo que aconteceu com o boi, aconteceria com eles. Assim, ele exigiu e ameaçou que todos fossem à guerra. Entretanto, ele também quis passar uma mensagem positiva. Esta era que quando o povo estava desunido (assim como o boi em cortado em vários pedaços) o povo não conseguia nada.
Ao final, Shaul ficou muito famoso! Isso aconteceu, porque ele foi muito ousado e corajoso, vencendo o rei de Amon e salvando Yavesh Guilad. Portanto, a partir desse momento, ele se instalou rei sobre Israel.