Nativos Americanos do Sudeste: Crossing Bok Chitto: A Choctaw Tale of Friendship and Freedom
Süžeeskeem Tekst
CROSSING BOK CHITT POR TIM TINGLE
MARTHA TOM CROSSES BOK CHITTO
MARTHA TOM ASSISTE AO SERVIÇO DA IGREJA DE PESSOAS ENSLAVED
LITTLE MO AJUDA MARTHA TOM A LAR PARA O POVO DO CHOCTAW
No início de 1800, o rio Bok Chitto no Mississippi era uma fronteira entre os proprietários de plantações Choctaw e Mississippi. Se um negro escravizado escapasse e cruzasse Bok Chitto para a Nação Choctaw, ele estaria livre de acordo com a lei.
MARTHA TOM E LITTLE MO SÃO AMIGOS HÁ ANOS
Martha Tom foi enviada para colher amoras para um casamento. Incapaz de encontrá-los em seu lado do rio, ela cruzou Bok Chitto usando o caminho secreto de pedra construído pelos Choctaws logo abaixo da superfície da água.
A MÃE DA PEQUENA MÃE É VENDIDA
Martha Tom se perde e encontra um serviço religioso secreto com pessoas escravizadas. O pequeno Mo e seu pai a veem. O pai do Pequeno Mo diz a ele para levar Martha Tom de volta para seu povo. Ele diz a eles para irem "não muito rápido, não muito lento, olhos no chão, pronto!"
LITTLE MO AJUDA SUA FAMÍLIA A ESCAPAR
Little Mo acompanha Martha Tom, passando pela casa da fazenda de volta ao rio, e ela lhe mostra como atravessá-lo. A mãe de Martha Tom está chateada por ela ter feito a travessia sem permissão, mas é grata a Little Mo por trazê-la de volta.
THE CHOCTAW GUIDE LITTLE MO'S FAMILY ACROSS BOK CHITTO
A amizade de Martha Tom e Little Mo dura anos. Todos os domingos pela manhã, Martha Tom ia à igreja secreta do Pequeno Mo e à noite o Pequeno Mo visitava o Choctaw.
Um dia trágico, a mãe de Little Mo é vendida. Ela tem que sair ao amanhecer. Seu pai diz a eles para se prepararem para sua partida, mas Little Mo insiste que eles tentem escapar. Ele diz que eles podem ir "não muito rápido, não devagar, olhos para o chão, você vai embora para se tornar invisível" e seguir para Bok Chitto.
Os homens da casa da fazenda cercam os aposentos dos escravos com seus cães e armas. Aparentemente por magia, Little Mo e sua família escapam da maneira que planejaram! Eles vão até os bancos. O pequeno Mo tem medo de não conseguir encontrar o caminho escondido de pedras.
O pai do pequeno Mo o lembra que seu nome verdadeiro é Moisés e ele os conduzirá através do rio. Pequeno Mo encontra o caminho e corre para a casa de Martha Tom. As mulheres Choctaw acendem velas e conduzem os sete membros da família à liberdade.