O objetivo era contornar o continente africano, primeiro pelo oceano Atlântico e depois pelo Índico, para chegarem às Índias. Para conseguirem este feito, os portugueses precisaram de quase um século. O primeiro ponto alcançado na África foi Ceuta, cidade conquistada após batalha com os árabes, em 1415.
"descoberta"
Em 1488, Bartolomeu Dias conseguiu contornar o Cabo das Tormentas, que passou a se chamar Cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África. Dez anos mais tarde, em 1498, Vasco da Gama chegou ao porto de Calicute na Índia, completando o trajeto estipulado e acessando um rico mercado de produtos orientais.
Mercantilismo
Tinha como objetivo ganhar fortuna com a exploração de metais/pedras preciosas e fortalecimento da realeza. Tinham como meios o Colonialismo, pirataria, comercio e protecionismo.
Espanha e Inglaterra
Nesta época a Espanha estocava metais/pedras preciosas . Já a Inglaterra tinha tarifas protecionistas, desenvolvimento de suas frotas marinhas mercantes para o comércio externo e desenvolvimento das manufaturas. Política conhecida como Industrialista.
Perigos reais
Entre os perigos reais, estavam os ventos desfavoráveis, a ameaça de encalhe, os lugares estranhos, a fome, a doença e a sede no interior dos navios.
Perigos imaginários
Os perigos imaginários eram muitos, como a crença de que a Terra era achatada e que quem se afastasse muito do litoral cairia num abismo; ou de que na altura da linha do Equador as águas ferviam, incendiando os navios; ou ainda de que o mar era habitado por monstros terríveis.