Os alunos podem ilustrar o enredo de uma história relacionada ao Sikhismo, como histórias contemporâneas, biografias, parábolas e muito mais!
Texto del Guión Gráfico
Guru Nanak EO BOULDER DE Panja SAHIB
Guru Nanak E Bhai Mardana CHEGAM Hasan Abdal
O santo homem e para o bem
Esta é a história de Guru Nanak, o fundador do Sikhismo, e a pedra de Panja Sahib. Em 1521 CE, Guru Nanak estava viajando em uma missão Udasi com seus companheiros fiéis, incluindo Mardana, de origem muçulmana. Eles pararam em Hasan Abdal, uma pequena vila em Punjab, Paquistão. O que aconteceu foi um milagre que levou ao lugar mais sagrado do Sikhismo!
Guru Nanak é um conselho
Guru Nanak e Mardana viajavam há muito tempo. Quando pararam na aldeia de Hasan Abdal, eles se sentaram à sombra de uma árvore e cantaram kirtan. Os habitantes locais ficaram impressionados com sua mensagem divina e se reuniram para ouvir com atenção. Depois de cantar, Bhai Mardana estava com muita sede e perguntou onde ele poderia conseguir uma bebida. Mas, a área tinha muito pouca água e a única água tinha sido comprada por um líder local e homem santo que era muito ganancioso. Ele morava no topo de uma grande colina e cobrava dos moradores pelo uso de seu poço.
O MILAGRE
Guru Nanak enviou Mardana até a colina para pedir ao santo homem um pouco de água. Depois de uma longa subida, Mardana finalmente alcançou o topo. Ele explicou que estava viajando com o respeitado Guru Nanak e que eles estavam com muita sede e precisavam de água. O homem ganancioso exigiu pagamento. Mardana novamente disse a ele com calma e respeito que eles não tinham nenhum dinheiro, mas estavam com muita sede e precisavam de água. O homem ainda se recusou, dizendo "Volte para o seu grande guru, se ele for tão bom, ele mesmo deveria ser capaz de lhe fornecer água!"
O BOULDER DE PANJA SAHIB
Desapontado e com sede, Mardana caminhou de volta para dizer Guru Nanak que ele não teve sucesso. Guru Nanak aconselhou Mardana a perguntar novamente, desta vez em nome de Deus. Mardana fez a árdua escalada pela segunda vez e pediu ao santo homem com muita calma e paciência um pouco de água em nome de Deus. Novamente o homem recusou. Quando Mardana voltou, Guru Nanak disse que devemos sempre dar às pessoas três chances de fazer o que é certo. Ele disse a Mardana para pedir água ao homem pela terceira vez.
Mardana perguntou ao homem uma terceira vez e ainda se recusou! Guru Nanak disse: "Não se preocupe, Deus proverá para nós." Ele pegou uma vara e cavou no chão. Água jorrou do solo e começou a fluir! Todos juntaram a água em baldes. O homem ganancioso olhou para baixo da colina, chocado e com raiva. Seu próprio poço estava perdendo água. Determinado a derrotar o Guru Nanak, ele empurrou uma grande pedra colina abaixo e, quando ela caiu, parecia que iria esmagar o Guru Nanak!
Mardana gritou, "Guru Ji! Por favor, saia do caminho!" Mas Guru Nanak permaneceu onde estava, meditando e orando. Quando a pedra desabou, Guru Nanak estendeu a mão e milagrosamente a deteve. Sua mão deixou uma marca. Quando o homem viu isso, ficou surpreso e arrependido. Ele correu para o Guru para pedir perdão e ele se tornou um homem gentil e generoso. Hoje, a cidade de Hasan Abdal em Punjab, Paquistão, ainda tem a rocha. Ele está localizado no Gurwara Sri Panja Sahib e é um dos locais mais sagrados do Sikhismo.