Para que lutamos? Só que um homem pode se levantar.
ORGULHO VAI ANTES DE UMA QUEDA
GUERRA FAZ MENINOS EM HOMENS
Johnny Tremain se concentra na preparação para a Guerra Revolucionária e as razões pelos quais os colonos lutaram. Como argumenta James Otis, os personagens (tanto históricos como fictícios) estão dispostos a lutar e morrer pela liberdade e igualdade das gerações futuras.
No início do livro, o orgulho é a maior falha de Johnny. Lapham o adverte contra isso, mas Johnny não escuta e "cai" como resultado. Seu desejo de provar que ele pode criar a bacia de açúcar perfeita leva a sua queima e arruína suas esperanças de ser um ourives mestre.
Quando Rab sai para a milícia, ele parece um homem, inclinando-se para beijar a tia Lorne e Rabbit adeus. Johnny se sente como uma criança mal-humorada deixada para trás. Nas batalhas de Lexington e Concord, Johnny cresceu o suficiente para aceitar a morte e considerar se juntar ao exército.
JOHNNY'S CUP
Que haja Lyte
JOHNNY TREMAIN TEMAS, MOTIVOS E SÍMBOLOS
A COR VERMELHA
Copo da família Lyte Johnny simboliza a aristocracia britânica (classe alta). Primeiramente, Johnny é obcecado com o Lytes (especialmente Lavinia) mas transforma-se somente feliz e bem sucedido uma vez que perde seu copo e move-se sobre. Isso encarna a crença revolucionária de que o sucesso na vida deve ser baseado no que você faz, não no que você nasce.
A cor vermelha é simbólica das tropas britânicas que invadem Boston. Essas tropas aumentam a tensão entre o governo britânico e os colonos. Como resultado, a cor vermelha é geralmente negativa - um lembrete de sangue, morte e inimigo.