Dos jovens encontram uma chance de fazer um pedido e mudar suas vidas.
Texto del Guión Gráfico
Caminhada e reflexão!
Que lugar tranquilo, Lino. Esqueci até meu smartphone. Às vezes gostaria de ter nascido em outra época....tudo era mais simples e melhor...
Melhor? Nem tudo, Tina. No passado as leis não garantiam os mesmos direitos a todos os cidadãos.
Veja, por exemplo, tudo o que mudou com a Constituição Federal de 1988.
Os direitos sociais, descritos no artigo 6º, prescrevem os direitos do cidadão, como: educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade, infância e também à assistência aos desamparados.
Além disso, nas Constituições anteriores à ditadura, até havia a defesa do direito à escolaridade, mas a gratuidade era restrita àqueles que comprovassem carência de recursos. Só depois na CF de 1988 tornou-se um direito de todos!
Pense em como os direitos dos trabalhadores foram ampliados! Pois antes, não havia o limite da jornada de horas diárias e semanais, seguro desemprego, férias remuneradas, direito à greve, entre outros!
Tem toda razão, Lino! Nesse aspecto houve muitos avanços. Por isso a CF foi chamada de Constituição Cidadã!
Com certeza. Mas não podemos esquecer que os cidadãos também possuem deveres a serem cumpridos...
Escolher os governantes do país;Cumprir todas as leis e a Constituição;Proteger o meio ambiente e todo o patrimônio público e social do Brasil;Respeitar os direitos das outras pessoas;Fazer as contribuições tributárias e previdenciárias devidas;Educar e proteger os seus semelhantes; eContribuir com as autoridades. Esses são exemplos dos deveres constitucionais.
Valeu, Lino. Você é um mesmo um cidadão consciente que conhece a nossa Constituição!
Tem toda razão. Agora vamos voltar à nossa caminhada, pois assim como a cidadania no Brasil, ainda temos um longo caminho a percorrer.
Agora você disse tudo!
Precisamos conhecer nossos direitos e deveres para podermos cobrar por uma sociedade mais justa!