Olá, hoje eu irei te falar sobre como surgiu a vida de acordo com a Teoria da Evolução Química, desenvolvida por Oparin e Haldane.
A Teoria da Evolução Química acredita que logo após o planeta Terra ter se formado, a atividade vulcânica era grande, sua superfície era coberta por lava e era sempre bombardeada por meteoros. A teoria acredita que, depois de muitos anos, o planeta começou a esfriar,
e o vapor de água na atmosfera se transformou em água líquida. Foi quando começou as primeiras chuvas e os mares se formaram. Depois de um tempo, houve um resfriamento que possibilitou a formação da crosta terrestre sólida e permitiu o acúmulo da água.
Ainda assim, as primeiras moléculas associadas à vida foram formadas em condições bastante turbulentas, devido às temperaturas altas, intensa atividade vulcânica, tempestades constantes muitos impactos de meteoritos e radiação ultravioleta mais intensa que a atual.
A atmosfera primitiva da Terra apresentava várias moléculas gasosas, por exemplo, o metano, a amônia, o gás hidrogênio, o vapor de água, e havia uma pequena quantidade de gás oxigênio livre na atmosfera. Mas, para resumir o que eu quero dizer, de acordo com a teoria a vida é o resultado de um processo de evolução química em que compostos inorgânicos se combinam, originando moléculas orgânicas simples que se combinam produzindo moléculas mais complexas, até o surgimento dos primeiros seres vivos.