Khrushchev vs Eisenhower - Usando um T-Chart, que os alunos comparar e contrastar os antecedentes, políticas, relacionamento e ações do presidente dos EUA Dwight D. Eisenhower e Nikita Khrushchev, o líder eleito da União Soviética após Stalin morre. Comparando e contrastando os dois líderes mundiais, os estudantes serão capazes de conectar as políticas de Guerra Fria contínuas por ambas as nações, bem como como ambas as nações operaram sob nova liderança. Saindo da presidência de Truman e do estrito controle de Stalin, a Guerra Fria vai aprofundar ainda mais as tensões entre os dois países. Isso permitirá que os alunos sejam capazes de explicar e analisar apenas como ambos os líderes pretendiam ganhar controle na evolução do mundo pós-Segunda Guerra Mundial.
Storyboard-Text
FUNDO
KHRUSHCHEV
FUNDO
EISENHOWER
Nikita Khrushchev nasceu em 15 de abril de 1894. Ele era um trabalhador de ferro qualificado, e se juntou às fileiras dos bolcheviques durante a Revolução Russa em 1918. Ele se tornou um protegido de Stalin, e acabou sendo eleito para primeiro-ministro da Ucrânia. Depois que Stalin morreu em 1953, Khrushchev rapidamente subiu ao posto de premier, e instituiu uma desestalinização da União Soviética.
POLÍTICA ESTRANGEIRA
Dwight D. Eisenhower nasceu em 14 de outubro de 1890. Quando jovem, Eisenhower tinha grande interesse nos assuntos militares e na história. Ele participou de West Point, e logo foi reconhecido por suas habilidades organizacionais, bem como habilidades comandantes. Ele finalmente se tornou comandante das forças aliadas, e mais tarde em 1952 foi eleito o 34º presidente dos Estados Unidos.
POLÍTICA ESTRANGEIRA
Khrushchev e sua política para o oeste era rochoso, contudo mais progressivo do que seu antecessor, Stalin. No entanto, Khrushchev entrou em conflito com os EUA sobre o controle sobre Berlim Oriental, que ele se recusou a desistir. Além disso, Khrushchev supervisionou o lançamento do Sputnik I, provocando muito medo do Ocidente. Ele também melhorou as relações com a nação comunista Cuba.
Política Interna
Eisenhower dirigiu sua campanha para combater e prevenir a influência do comunismo nos EUA e em todo o mundo. Sob Eisenhower, ele tentou iniciar o desarmamento entre os EUA e os soviéticos, mas sem sucesso. Além disso, Eisenhower prometeu apoiar a paralisação das ameaças comunistas no Sudeste Asiático. Ele também contribuiu para o acúmulo nuclear e tecnológico para acompanhar o progresso dos soviéticos.
Política Interna
ESTRADA Interno do Sistema: CONEXÃO COM AMÉRICA
Internamente, Khrushchev permaneceu fiel aos princípios comunistas. Ele pretendia aumentar a produção e a fabricação em toda a União Soviética. Além disso, Khrushchev supervisionou melhorias em armamento e tecnologias espaciais, incluindo a bem sucedida detonação de uma bomba de hidrogênio pelos soviéticos e o lançamento do primeiro satélite Sputnik I.
AÇÕES NA GUERRA FRIA
Em termos de política interna, a América de Eisenhower floresceu. A América pós-guerra sob ele era forte. Eisenhower também iniciou a criação do Sistema Rodoviário Interestadual tanto para viagens e meios defensivos. Além disso, Eisenhower permaneceu firme no fortalecimento do programa espacial na NASA, bem como no apoio à ciência e ao ensino superior. Ele também terminou a segregação nas forças armadas.
AÇÕES NA GUERRA FRIA
EUROPA: 1947
EAST VS. OESTE
CONTENÇÃO
DEMOCRACIA
CAPITALISMO
Ao longo da Guerra Fria continuada, Khrushchev foi instrumental na liderança da União Soviética. Enquanto ele pretendia relações pacíficas com o Ocidente, ele colocou armas nucleares dentro de Cuba, instigando a Crise de Mísseis de Cuba, bem como suprimiu revoltas anticomunistas na Hungria. Além disso, ele também viu a construção do Muro de Berlim, que viria a simbolizar a divisão na Guerra Fria.
Para Eisenhower, suas ações centraram-se também em torno do objetivo de relações pacíficas com a União Soviética; Entretanto, seus objetivos de parar a expansão do comunismo tomaram precedente. Ele ajudou a apoiar a criação do SEATO, que prometeu ajuda para impedir a influência comunista no Vietnã. Além disso, Eisenhower iniciou iniciativas nacionais e estrangeiras para proteger os EUA de possíveis ataques soviéticos.