Léo de 13 anos estava no recreio de sua escola quando nota um incômodo em sua boca...
Que estranho... minha boca está inchada, queimando, e com uma bolhinha!
Léo e Luísa conversam
Sério?! E o que era?
Nossa! Já tive sintomas parecidos.
Luísa explica
Mamãe falou que não podemos compartilhar copos, talheres ou beijar outras pessoas para não pegar ou transmitir esse vírus.
Eu tive uma doença viral chamada herpes, ela é muito comum entre as pessoas, principalmente em crianças, essa doença é muito contagiosa...
Léo fica pensativo...
Bem que mamãe sempre me avisou para trazer minha garrafinha...
O que você fez para ficar melhor?
Você deve ir ao hospital consultar com o dentista, evitar mexer nas bolhas, não falar muito próximo às pessoas. Além de ter que manter a imunidade do corpo saudável e ter uma boa alimentação.
Está coçando muito!!
Você tem que evitar coçar os lábios, pois o estresse pode machucar ainda mais e piorar o estado da lesão. Se for sair ao sol, use protetor labial.
Léo agradece Luísa e decide seguir seus conselhos
Obrigado por me ajudar Lu e tirar minhas dúvidas, irei avisar hoje minha mãe sobre isso e seguir o que você me falou, ela achava que era só uma feridinha.
E por fim...
Por nada Léo, qualquer coisa é só me avisar.
Quaisquer sintomas, comunique seus pais ou responsáveis
Lembre-se, prevenir é sempre melhor que remediar. Cuide dos seus lábios, evite compartilhar objetos pessoais e pratique uma boa higiene para afastar o vilão da herpes labial. Não zombe seu coleguinha caso ele tenha, agora você já sabe o que fazer. Fique protegido(a) e pronto(a) para curtir cada momento da vida!
T:47
ODONTOLOGIA
Winícius de Sá, Naissila Barros, Sindy Kêmylle, Lorena Sousa, Mirelle Cruz, Érika Sabrina, Sergy Lima