Calma, Rafa! Deixe eu adivinhar: você está estudando expressões algébricas?
Pedro, não entendo nada do assunto de Matemática. O professor misturou letras e números... está tudo muito confuso!
É, mas como você sabia?
Fácil! Expressões algébricas basicamente são expressões que envolvem números e letras, ou apenas letras. Como 3x+4, x²-2 e -2x³, por exemplo.
Bem, a letra dentro da expressão é o que chamamos de incógnita ou variável, a depender da situação. Ela pode representar um valor desconhecido ou assumir diversos valores.
OK... Mas e o que eu faço com isso?
Com isso, podemos usar as expressões em várias ocasiões, como para calcular áreas, volumes, perímetros, o valor a ser pago após uma corrida de táxi etc.
Certo, mas o que são os monômios de que meu professor falou na aula?
Monômios são expressões algébricas representadas por números reais, que nós chamamos de “coeficiente”, e a parte literal, que é justamente a letrinha e seu expoente.
Certo, mas o que é tudo aquilo de grau e operações entre monômios?
Então, Rafa, definimos o grau de um monômio através da soma dos expoentes da parte literal. Por exemplo, o grau de 3x³y² é igual cinco.
Já em relação às operações, é simples. São as mesmas que já usamos: adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação. Só tem que lembrar que a adição e a subtração só podem ser feitas entre monômios semelhantes, ou seja, aqueles com a mesma parte literal, como 4x² e -2x².