À medida que a guerra prosseguia entre a França napoleônica e a Grã-Bretanha, as autoridades britânicas aprovaram as Ordens em Conselho. Isso exigia que os países neutros (por exemplo, os EUA) obtivessem permissão e licença para negociar com a França. Isso indignou os comerciantes americanos, que dependiam fortemente do comércio exterior. Isso era ainda mais verdadeiro na Nova Inglaterra.
EUA APLICAM A LEI NÃO INTERCURSAL
EUA INICIA RESTRIÇÕES COMERCIAIS
Comércio deve permanecer restrito ...
A Grã-Bretanha DEVE parar de impressionar o nosso marinheiro!
Em vez da Lei de Não-Intercurso, os EUA iniciaram um projeto de lei comercial que exigia o prosseguimento do comércio com qualquer país que deixasse cair restrições comerciais. Também pediu o reinício do embargo contra o país oposto. Em última análise, os EUA continuaram o comércio com a França e restringiram o comércio britânico. Isso criou mais tensões.
Substituindo a impopular Embargo Act da presidência de Jefferson, a Non-Intercourse Act exigia uma proibição específica do comércio com a Grã-Bretanha ou a França. No entanto, também foi encontrado com a oposição e, de fato, prejudicar o comércio americano. Foi rapidamente substituído por outro projeto de lei comercial em maio de 1810. A impressão dos navios dos EUA continuou também.
BATALHA DE TIPPECANOE
FALSOS DA GUERRA: VÃO À GUERRA!
DIVISÕES AUMENTAM NOS EUA
Federalista: NENHUMA GUERRA!
No outono de 1811, o Governador Territorial Indiana, William Henry Harrison, um futuro presidente dos EUA, liderou um ataque bem sucedido contra a tribo Shawnee nativa. O Shawnee viu isso como um exemplo de por que a Grã-Bretanha deveria apoiar sua causa na luta contra a América. Também serviu de precedente para acreditar que a Grã-Bretanha estava armando e incitando ataques contra colonos americanos.
LUTA POR INDIANA 1811
À medida que as tensões aumentavam, e os ataques aos colonos americanos no Oeste e no Território do Noroeste aumentavam, políticos e cidadãos se dividiam sobre a idéia de guerra. Os "War Hawks" do Sul e do Oeste empurraram para a guerra, como eles foram os mais afetados. Os federalistas da Nova Inglaterra se opunham à guerra, pois o comércio, crítico para sua economia, ficaria paralisado.
MADISON DECLARA GUERRA NA BRETANHA
Vamos começar a GUERRA!
Quando a pressão aumentou dos falcões da guerra, o presidente James Madison declarou finalmente a guerra em Grâ Bretanha o 18 de junho de 1812. Entretanto, Madison e aqueles que apoiam a guerra subestimaram severamente como out-manned, e out-gunned seriam de encontro ao império britânico. Quase imediatamente, eles sofreram uma humilhante derrota em Detroit, em 16 de agosto de 1812.