Inside Out and Back Again por Thanhha Lai
CONFLITO
RISING AÇÃO
CLIMAX
AÇÃO DE QUEDA
RESOLUÇÃO
A história começa em Tet, o Ano Novo vietnamita em 1975. Kim H à vida em Saigon com sua família amorosa: mãe e irmãos mais velhos Quang, V û e Kh ôi . O Vietnã está em guerra há décadas, mas Saigon permanece sob o controle do governo sul-vietnamita por enquanto. No entanto, é apenas uma questão de tempo até que os norte-vietnamitas comunistas assumam o controle.
O pai de um H desapareceu há nove anos em uma missão para a Marinha sul-vietnamita. Ele é considerado "desaparecido em ação". Eles sentem muita falta do pai e a mãe de H à tem que sustentar a família sozinha. É muito difícil porque a guerra torna tudo escasso. Com o cerco iminente de Saigon pelos norte-vietnamitas, as pessoas começaram a evacuar. A família de H à deve decidir se fica ou tenta fugir.
A família de H A faz a difícil decisão de fugir. Eles devem deixar tudo para trás, exceto o que podem carregar em pequenas mochilas. Eles embarcam em um navio da Marinha do Vietnã do Sul que é reaproveitado para refugiados com centenas de outros e navegam por semanas com pouca comida e água. Saigon cai para os norte-vietnamitas e o Vietnã do Sul não existe mais. Felizmente, eles chegam aos Estados Unidos, onde são acolhidos por um generoso "Cowboy" e sua esposa cruel.
Família H de um começar de novo na América. Eles enfrentam o racismo odioso de seus vizinhos. Inglês é difícil de aprender. H à é intimidado na escola. H à confidencia à mãe que ela está infeliz e gostaria que eles pudessem ter ficado no Vietnã. Sua família e alguns novos amigos ajudam H à a enfrentar o valentão principal, "Pink Boy". O irmão V û Lee chega em sua motocicleta e intimida o menino. Na escola, as coisas começam a mudar para melhor depois disso.
Um dia, quando a mãe de H A é no trabalho, ela acidentalmente perde seu anel de casamento. Era o último vínculo que a família tinha com o pai. Eles sempre acreditaram que ele voltaria de alguma forma, mas esse infortúnio parece um sinal para a família aceitar sua morte e seguir em frente. Juntos, eles realizam uma cerimônia fúnebre tradicional para ele.
As extremidades de história com a família celebrando Tet novamente em 1976. Na cultura vietnamita, todo mundo é um ano mais velho em Tet e é uma oportunidade para garantir boa sorte para o próximo ano. H à ora para que seu pai encontre uma passagem segura para seu local de descanso final, para cada um de seus irmãos e sua mãe, e que ela "realmente aprenda a chutar com mosca, a não chutar ninguém tanto quanto a voar".
Tet, 1976:
O Ano do Dragão
Tet, 1976:
O Ano do Dragão
Tet, 1975:
Ano do gato
Tet, 1975:
Ano do gato