بحث
  • بحث
  • بلدي القصص المصورة

02

قم بإنشاء Storyboard
انسخ هذه القصة المصورة
02
Storyboard That

إنشاء القصة المصورة الخاصة بك

جربه مجانا!

إنشاء القصة المصورة الخاصة بك

جربه مجانا!

نص القصة المصورة

  • Neste período, já era estabelecido em São Romão, o jovem Fernando Gomes Pedroza, filho do Coronel Fabrício Pedroza, funcionário do Ministério da Agricultura, que realizava um trabalho de prospecção do algodão, nas terras de Baixa Verde, juntamente com o seu amigo e agropecuarista João Câmara.
  • Após alguns anos Fernando Gomes Pedroza adquiriu a Fazenda São Joaquim, de propriedade de seu pai o Coronel Fabrício Pedroza e lá procurou cultivar uma pluma de melhor qualidade. 
  • Com o sucesso da sua pesquisa, inaugurou em 1929, a Usina São Joaquim, que foi mais tarde um dos maiores complexos têxteis do estado do RN. Além do beneficiamento do algodão, também fabricava a pasta gorda, principal alimento para o rebanho bovino e o óleo de caroço de algodão.
  • Em 31 de outubro de 1938, o povoado São Romão, deu o seu primeiro passo para emancipação política. Através do Decreto nº 603, passou a categoria de Distrito. No ano de 1986, tendo afrente o Deputado e Presidente da Assembleia José Adécio Costa, através da lei estadual 6.301, Fernando Pedroza alcançou o seu objetivo de Emancipação Politica.
  • Além da inauguração da Usina São Joaquim, outro fato importantíssimo para o crescimento do povoado, foi à chegada do trem em 1932, da Empresa Estrada de Ferro Sampaio Correa, com a ilustre presença do Presidente Getúlio Vargas. A Inauguração da Usina e a chegada do trem impulsionaram sem dúvidas o desenvolvimento do lugar.
  • Em 1935, o prefeito de Angicos, José Nestor Gouveia, iniciava a construção do mercado público, uma feliz iniciativa e solicitação do industrial Fernando Gomes Pedroza, que em 11 de setembro de 1938, teve inaugurado o seu busto na praça principal, uma gratidão do povo do lugar, que o viu transformar uma mata, num trepidante povoado, posteriormente centro comercial, campo agrícola e vila.
  • Conhecida como a cidade caçulinha da região central e também por ser a terra da pedra do sapo, devido a um monumento natural esculpido pela mãe natureza, hoje, Fernando Pedroza, é uma cidade próspera em pleno desenvolvimento, possui o maior reservatório d’água da região, na fazenda Cacimba de Cima, e também é detentora de vários sítios arqueológicos, suas terras agrícolas mais significativas ficam situadas na área rural do Pico do Cabugí, o monumento mais lindo e significativo do Rio Grande do Norte.
تم إنشاء أكثر من 30 مليون من القصص المصورة